Fernando Portugal: chegar no Chile e estar no clima do torneio, é um alívio
Por conta da situação da pandemia no Brasil, a viagem do Cobras Brasil XV foi adiada
Santiago, 15 de Março de 2021, uma Segunda-Feira. Finalmente o Cobras Brasil XV chegava na capital chilena para a disputa da SLAR 2021. O último plantel a desembarcar, um dia antes do início da competição. Por conta disso, o jogo de estreia, diante dos Jaguares XV, da Argentina, foi adiado. Os brasileiros só começarão o torneio no domingo, contra o Peñarol Rugby.
Para o antigo Tupi e atual membro da Comissão Técnica, Fernando Portugal, estar no Chile é uma espécie de alívio: “Foi uma semana muito tensa. Depois de muito esforço de todos, staff, jogadores e toda a estrutura administrativa da CBRu e SLAR, conseguimos chegar no Chile e pudemos enfim voltar a pensar em Performance. Voltamos a sentir o ambiente de competição e estamos muito motivados com o privilégio de poder jogar a rugby, que é o mais lindo que podemos ter.”
Já Gabriel Paganini, segunda-linha do Cobras Brasil XV, coloca: “É uma sensação de alegria e alívio, de conseguir jogar novamente, um peso que sai das costas, pois nos preparamos muito para a SLAR, quando chegamos aqui vimos que este trabalho poderia continuar e representar o Brasil na Superliga”. Sobre se a situação da pandemia no Brasil poderia haver tirado o foco do plantel, ele complementa: “Não tirou o foco, pois tínhamos feito um trabalho muito duro na pré-temporada, e mesmo no hotel em confinamento continuamos trabalhando, tanto física quanto taticamente com análises de vídeos.”
O manager da equipe, Lucas Santos, considera a chegada ao Chile como já sendo uma vitória: “Desde o início da pandemia tivemos um esforço enorme de várias pessoas para voltarmos aos treinos, até retomarmos às práticas de campo, em respeito às limitações de deslocamento e horários, protocolos e procedimentos sanitários. No começo do ano quando a situação da pandemia se intensificou, tomamos mais cuidado, mas fomos pegos de surpresa. Já estávamos preparados para algo difícil, mas foi muita correria para nos isolarmos por completo, refazer o planejamento para podermos viajar. Chegar em Santiago e entrar no clima do torneio nos trouxe alívio, por isso é uma vitória.”
O Cobras Brasil XV estreia na Superliga Americana de Rugby no domingo dia 21 de Março, contra a franquia uruguaia do Peñarol Rugby, às 13h (hora de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN2