Novedades 06 de Abril, 2021

Obrigado, Chile!

A Superliga Americana de Rugby completou com sucesso sua primeira fase em Santiago do Chile e todas as equipes já estão no Uruguai se preparando para completar as cinco rodadas restantes.

O grande sucesso da Superliga Americana de Rugby, tendo completado suas cinco primeiras rodadas, se dá em ter conseguido, justamente em tempos de pandemia, completar 14 das 15 partidas programadas.
Nada disso teria sido possível sem o compromisso total de jogadores, treinadores, árbitros, organizadores, a equipe médica da SLAR, a Federação Chilena de Rugby, o Governo do Chile e os mais de 70 voluntários que abraçaram a necessidade de apoiar a bolha sanitária imposta estritamente.

Mais de 1.400 testes de PCR foram realizados somente no Chile - devemos adicionar aqueles também feitos antes da viagem para cada franquia - mais de 1.400 testes de PCR com resultados 100% negativos.

O rugby foi assim capaz de transmitir uma mensagem de otimismo ao restante dos esportes e à sociedade que precisam de um esporte ao vivo.

O novo normal impôs uma bolha de 25 dias em que as seis franquias e um total de 270 pessoas estiveram no Hotel Intercontinental em Santiago, podendo apenas sair das instalações para ir treinar e jogar.

Dados

Nesse sentido, foram cinco centros de treino (Stade Français, Old Boys, Universidad Católica, Prince of Wales Country Club/PWCC e Alumni); e três estádios para as cinco rodadas dos jogos, duas no Estádio Municipal de La Pintana, duas no Estádio Nacional (ambos em Santiago) e Valparaíso, para jogar no belo Estádio Elías Figueroa.

Graças ao esforço dos jogadores do Selknam, Martín Sigren e Rodrigo Fernández, a SLAR se tornou um torneio verde. Ao beber 26 mil litros de água e seis mil litros de isotônico, esses jogadores, junto com a empresa Midas Chile, promoveram a campanha “Paixão Ilimitada pelo Cuidado com o Meio Ambiente”. Com o empenho de todos os participantes, todas aquelas garrafas plásticas foram recicladas.

A viagem das seleções de Santiago a Montevidéu, em um momento em que as fronteiras começavam a se fechar, foi feita com o inestimável apoio dos governos do Chile e do Uruguai, em um avião fretado da Latam, principal patrocinadora da Superliga.

Já instalados em dois hotéis da capital uruguaia - mantendo as mesmas condições de bolha sanitária -, as equipes já se preparam para as próximas cinco rodadas que serão disputadas integralmente no Estádio Charrua e que definirão os quatro semifinalistas.